Por Tania Gengo

No dia 24/09, tivemos uma experiência muito interessante. Pudemos participar do feirão do Lar do Progredir Infinito em São Bernardo do Campo (como voluntárias – a Alice estava de passagem, e eu, Tânia, estou lá quase todo mês). Essa foi nossa chance de praticar alguns conceitos nos quais acreditamos, prolongar o uso de produtos, e assim reduzirmos o impacto negativo que a moda gera ao meio ambiente.

Esta instituição atende dezenas de famílias, não somente com doações, mas também ensinam oficios. No último final de semana do mês, são organizados bazares, onde os frutos das doações em bom estado (roupas, sapatos acessórios, roupa de cama, moveis, utensílios domésticos) são vendidos para auxiliar no custeio das atividades exercidas pela casa – como a distribuição de cestas básicas, e aulas de manicure, artesanato, cabeleireiro entre outras.

Quais razões tornam esta atividade interessante?:

  1. Prolonga o ciclo de serviço destes itens oriundos de doações, diminuindo seu impacto negativo inicial e reduzindo o que seria destinado a lixões;
  2. Auxilia na manutenção das atividades da casa, dando suporte a atividades de desenvolvimento social da comunidade;
  3. Se tem a possibilidade de qualquer pessoa adquirir peças em bom estado com valores bem interessantes (no geral cada peca custa R$2,00. Sim, este valor mesmo!!!);
  4. Dá a chance de encontrar tesouros (A Alice encontrou um vestido especial para ela!);
  5. Ajuda a estimular a sua criatividade, comprando uma peça e transformando-a;
  6. Dá a chance de você dar uma organizada no armários, tirar o que não usa e de repente somar a um projeto bacana;
  7. Vale a pena copiar a idéia em outras regiões para multiplicar a iniciativa, que não precisa ser só por caridade, pode ser um dia de troca com as amigas.

E mais dezenas de coisas.

Abaixo, temos algumas fotos deste dia:

 

img_0981img_0979img_0977img_0978

Fica aqui o endereço, caso você esteja perto e queira doar:

Rua da Penha, 205 0  Vila Paulicéia – São Bernardo do Campo  –  S.P. (11) 4361 3558

*O número de pessoas nos bazares só vem aumentando, eles precisando de doações. Se não estiver perto mas puder ajudar, procure algo próximo, em sua cidade.