Por Fer Wachholz para ES-fashion

Um mundo mais democrático. Um mundo mais justo e mais humano. Um mundo onde as pessoas possam se autoconhecer e compartilhar experiências. Um mundo em que as pessoas tenham consciência sobre seus atos. E principalmente, um mundo onde cada um pode ser feliz preservando a natureza, consumindo com responsabilidade e vivendo de dentro para fora. Este é um modelo que buscamos quando realizamos nosso trabalho. O mundo mudou, mas o ser humano ainda precisa entender mais.

Quando se fala em consultoria de imagem, costuma-se associar ao excesso, a pura aparência e ao ato de tirar tudo do guarda roupa e jogar no lixo. Hora de comprar tudo novo para conquistar mais seguidores e mostrar a sua lifestyle de “causar inveja.” Nada disso. A consultoria de imagem é um importante trabalho realizado em parceria com o cliente, para que a pessoa possa se autoconhecer e definir que imagem gostaria de transmitir as pessoas. É um momento de olhar para si mesmo, e também para seu corpo e suas características, e compreender quem você é de verdade e o que melhor te valoriza. O melhor de tudo é que você pode fazer isso e colaborar com o mundo.

FW_3.jpg

Você sabia que o consumo de moda duplicou nos últimos 30 anos? Que na Alemanha, um estudo mostrou que 40% do que se tem no guarda roupa é quase nunca usado? e que das 80 bilhões de peças de vestuário produzidas anualmente, calcula-se que apenas 20% é destinada à reciclagem em todo mundo? A mestre em moda sustentável Alice Beyer Schuch, da ES-fashion, apresenta esses e outros dados alarmantes sobre o consumo desenfreado e as consequências devastadoras para a natureza em suas pesquisas. Se seguirmos este ritmo, certamente nossas futuras gerações já não mais terão qualidade de vida e um mundo decente para viver.

Para fazer aquela coleção que você tanto deseja, muitas vezes, pessoas trabalham em péssimas condições e ganham pouco. As águas ficam poluídas com o tingimentos e toneladas de tecidos e aviamentos são jogados fora. Fora, não. Na natureza!

Nosso papel como profissional é abrir a mente das pessoas e mostrar a importância de reaproveitar e analisar a compra. Será que é mesmo necessário ter 30 pares de sapato? Comprar 5 calças jeans por mês? Ou entulhar o armário com peças que ainda tem etiqueta e que jamais serão usadas? Não. Se você quer estar na moda, repense e comece por você.

Valorize peças com autenticidade e de sua região. Prefira qualidade e não quantidade. Viva a sua realidade e adquira peças que realmente combinam com você. Reaproveite o que você não usa mais para que possa usar novamente. Faça doações ou venda peças que estão no seu armário há mais de 6 meses sem uso. Compartilhe ideias de reaproveitamento com quem você conhece. Muitas vezes aquela calça linda que a sua amiga não quer mais, pode compor seu look com estilo e bom gosto.

fw_1Consultoria consciente é apresentar soluções coerentes com a realidade do mercado e com a situação do mundo. É despertar a visão de futuro e que está mais do que na hora de cada um fazer a sua parte. É dar vida a um look opaco, e dar sofisticação ao look básico. É comprar em brechó sem medo de ser feliz e fazer combinações incríveis com peças que estão em alta e ainda valorizam você. Ser consciente é ter personalidade para lutar por uma moda mais humana, justa, bonita e sustentável.

Abra seu coração como você abre seu guarda roupa e deixe que o bem-estar, a solidariedade e a conscientização façam parte dos looks da semana. Somos únicos e capazes de nos construir todos os dias. Seja você a diferença na moda circular!

***

fw_picFer Wachholz é consultora de estilo consciente, bacharel em Moda pela Furb e em consultoria de imagem e estilo pela Belas Artes de São Paulo, técnica em estilismo pelo Senai, trabalhou 7 anos na área de desenvolvimento de produto, como estilista e atualmente atua na área consultoria de imagem.

*Todas as fotos do arquivo pessoal da Fer. 

Anúncios