Por Alice Beyer Schuch

Redesign na moda significa exatamente isso: redesenhar, transformar… Sabe aquela peça que tem um tecido bacana, uma estampa bonita, mas que por um motivo ou outro não anda mais sendo usada? Esse é o item ideal para passar por aquela repaginada!

A gente, aqui da ES, já faz isso há muitos anos, antes mesmo de termos como vintage, second-hand, sustentabilidade, upcycle, extensão do ciclo de uso, ou circularidade aparecerem nos dicionários dos fashionistas e afins. Me lembro de uma calça jeans que passou por 4 transformações antes de ser doada! Foram anos de criação e recriação, auxiliadas pela minha habilidades “costurísticas” que aprendi quando tinha ainda 7 anos (céus! lá nos anos 80!), e claro, o super help da minha mãe!

Recentemente participamos de uma atividade comunitária, um brechó social, no qual acabei ajudando e comprando também alguma coisa! Uma das peças já passou por seu redesign: um vestido estampado que virou uma saia-midi bordada.

Claro que se trata de uma estratégia de design mais artesanal, cautelosa, cheia de história para contar! Para ser amplamente incorporada a uma escala industrial, a gente pode ajudar, já que requer certo nível de análise inicial de acordo com a matéria-prima!

Mas moda é isso tudo… Então por que não tentar? Aproveita esse tempinho de férias, dê uma chance para aquelas roupas escondidas no seu guarda-roupas e parta para a transformação! Tem um pessoal bacana que pode te ajudar no teu caminho pessoal… Vai lá DesGuarda Roupa e re-roupa! Boa criatividade!

Anúncios