Por Alice Beyer Schuch

Em janeiro ocorre a semana de moda de Berlim, Alemanha, onde muita informação está disponível, também no que se refere à Moda Sustentável.

Este ano, Tânia e eu tivemos a oportunidade de participar do Green Fashion Tour, em sua edição especial na semana de Moda, além de conferir a maior feira de marcas sustentáveis fashion da Europa : Greenshowroom & Ethical Fashion Show. Tivemos um dia intenso de conversas, pesquisa, debates e novas ideias nesta cidade efervescente que é Berlim!

1701 Greenshowroom Berlin Alice Beyer Schuch.jpg
Greenshowrrom Berlin Jan/17

A feira, bom sinal, vem mostrando crescimento constante no número de expositores e visitantes a cada ano, além da presença importante de organizações como o Comitê do Governo para Têxteis Sustentáveis (Bündnis für Nachhaltige Textilien) e Fair Wear Foundation. Durante três dias, atividades, debates e apresentações ocorreram paralelamente ao evento. Entre eles: apresentação do documentário “Out of Fashion” por Reet Aus, debates sobre transparência, novas tecnologias, questões sociais e microplásticos por experts do setor, ou ainda atividades mão-na-massa como a estação de customização.

Interessante também perceber a quantidade de marcas expondo produtos artesanais, com tingimento natural e feito-a-mão desde a America Latina (Peru, Chile, Guatemala entre outros). Mas a novidade visual ficou mesmo com a Sleeping Gipsy com seu colorido hipnotizante inspirado em roupas tradicionais Ucranianas.

img-20170120-wa0042
Detalhes das roupas da Sleeping Gipsy

Depois foi a vez de encarar o inverno da capital alemã seguir com o grupo do Green Fashion Tours pela cidade, conhecendo gente que faz a diferença, em muitos estilos. Logo no comecinho recebemos um mapa, mostrando mais de 30 lojas diferentes, divididas em categorias como upcycling, fair fashion, kids, atelier, vegano e joias. Visitamos apenas algumas, claro, como a Homage Store, uma loja com curadoria de produtos, novos e usados, de muito bom gosto, ou ainda o Kék Ló Café, que mistura produtos veganos com peças upcycling!

img-20170120-wa0025
Na vitrine da Homage Store em Berlim

Definitivamente, Berlim oferece uma série de atividades inspiradoras, e não apenas na semana de moda!!! Sempre há uma feira nova, um mercado de pulgas, lojas inovadoras e de conceito, workshops e palestras acontecendo! Um must-visit na lista daqueles que acreditam que a moda pode sim ser melhor!

Anúncios