Por Tania Gengo

A palavra do ano é “empoderamento”, seja no lugar que estivermos no planeta.

Empoderamento é a ação social coletiva de participar de debates que visam potencializar a conscientização de todos nós sobre os direitos sociais e civis. Esta consciência possibilita a aquisição da emancipação individual e também da consciência coletiva necessária para a superação da dependência social e dominação política.

Nas principais revistas de moda do país, podemos apreciar belas reportagens e textos sobre o empoderamento feminino (confiram, vale a pena).

No dia 08 de Março, postamos uma foto em nossa conta no instagram (@esfashionnet) da ferramenta que acreditamos ser uma, senão a que mais dá poder e independência à mulheres no mundo, há seculos: a máquina de costura.

Maquina de costura

A máquina de costura dá poder através do trabalho, mas empodera através do que constrói: roupas e acessórios. Quando nos vestimos, nossas peças falam por nós através das cores, formas, estampas, construção. Usamos a Moda como trabalho, como arte, como ferramenta para manifestação de opinião, para expressar sentimentos e desejos.

Sabemos que milhares de pessoas ao redor do planeta não trabalham dentro de condições sadias, mas pensemos pelos aspectos que muitas pessoas tem poder através de seu trabalho, vendo o copo meio cheio, buscando o melhor lado.

Meu desejo para os próximos 11 meses do ano… Que lembremos das necessidades apresentadas por meio das revistas e posts em todas as redes sociais ao longo do ano, que o sentimento não se perca, que mais pessoas possam falar através da Moda e que tenhamos uma industria mais justa e consciente, com mais divisão de lucro para que mais mulheres possam ser empoderadas, por fim mais atitudes pensando no futuro do planeta que moramos.

Tag

Anúncios