Reaproveitamento de alimentos e sustentabilidade, são as premissas da  Coqvinaria Dietas Especiais.

A grande maioria dos alimentos podem ser 100% aproveitados, mas grande parte são desperdiçados dentre os vários caminhos que o alimento percorre – no plantio, no transporte, nos locais de venda, mas principalmente dentro da cozinha. Por meio de treinamentos, as profissionais da cozinha da Coqvinaria trabalham cada receita aproveitando o alimento de forma integral e inteligente.

As cascas, sementes e talos podem e devem fazer parte das receitas, principalmente para evitar o desperdício e por uma questão nutricional.

IMG_3392

Uma alimentação sustentável começa na lista de compras e depois na criatividade no preparo das receitas, com a utilização completa e aproveitamento integral dos alimentos. Isto traz menor acumulo de lixo, menos dinheiro gasto e uma alimentação mais saudável. Temos que estimular nossa criatividade nas receitas do dia-a-dia, tornando nossa rotina alimentar mais saborosa, saudável e econômica. Pequenas mudanças no nosso cotidiano podem fazer um bem enorme para nós indivíduos e para o meio ambiente.

Exemplos de alimentos que são descartados, mas podem ser utilizados numa refeição:

  • Talos e folhas de beterraba, cenoura, brócolis, espinafre, salsa, agrião e couve-flor: as folhas podem ser refogadas e o talos podem fazer parte de receitas de sucos detox;
  • Cascas de abacaxi, cenoura, beterraba, melão, melancia e banana: algumas cascas podem usadas para sucos, outras para doces e as cascas de banana podem fazer parte do preparo de biomassa de banana verde;
  • Cascas de legumes (cenoura, batatas): podem ser utilizadas na preparação de caldo de legumes caseiros.

IMG_3389

SUGESTÕES DE RECEITAS DA COQVINARIA DIETAS

CHEF CAMILA BELENTANI.

  • SUCO DETOX DE CASCAS E TALOS

Ingredientes: 1 abacaxi, 2 cenouras, 2 beterrabas, Hortelã, Agrião, Salsinha

Modo de preparo:

Lave bem a casca do abacaxi, da cenoura e da beterraba com uma escovinha para alimentos, depois deixe de molho no hipoclorito  (seguir a diluição sugerida na embalagem do produto) por 15 minutos. Lavar a hortelã, o agrião e a salsinha em água corrente e higienizar no hipoclorito; Em seguida descascar o abacaxi, a cenoura e a beterraba.  Retirar 4 talos de hortelã, da salsinha e do agrião. Bater no liquidificador com 300 mL de água e ½ copo de gelo; Coar e servir.

  • PETISCO SALGADO DE CAROÇO DE JACA

Ingrediente: 1 jaca

Modo de preparo:

Lave os caroços de jaca, coloque numa panela com água e sal para cozinhar. Cozinhe até que os caroços fiquem moles. Depois de cozido, espere esfriar para descascar. Tempere com sal, azeite e alecrim fresco, e coloque no forno por 10 min. Saboreie frio ou quente.

  • DOCE DE COLHER LIGHT DE CASCA DE MELÃO

Ingredientes: 3 xicaras e chá de casca de melão (parte branca mais durinha), 2 xícaras de chá açúcar light ou adoçante de sucralose, 2 xícaras de chá de água, ½ xícara de coco fresco ralado.

Modo de Preparo:

Rale a casca em ralo fino. Leve ao fogo a casca ralada com a água e o açúcar light ou o adoçante. Deixe cozinhar até a casca ficar macia e formar uma calda em ponto de fio médio. Desligue o fogo e acrescente o coco ralado e sirva frio.

**

A Coqvinaria também contribui para a sustentabilidade e melhoria do ar que a gente respira. Pensando em alinhar cada dia mais as expectativas em benefício a saúde, decidiram mudar o jeito de entregar as dietas prontas. Desde o início do ano as entregas são feitas de bicicleta. Isso mesmo, de bicicleta! O tempo de envio é bastante semelhante ao de uma motocicleta, isso porque a bicicleta pode transitar em calçadões e áreas mais livres de carros e motos – e em um mês deixaram de emitir 200kg de gás carbônico.

Experimente Coqvinaria dietas. Saúde, praticidade e boas ações!

São com pequenas ações que começamos a melhorar o nosso meio ambiente.

#experimentecoqvinariadietas

www.coqvinaria.com.br

*Camila Belentani – Nutricionista da Coqvinaria Dietas Especiais – CRN: 18838

Anúncios